A calvície masculina, também conhecida como alopecia androgenética, é a causa mais comum de perda dos cabelos e seus primeiros sinais podem se manifestar já na adolescência.

▫️ Um dos sinais precoces mais notados pelos pacientes é o aumento das entradas frontais. Ao longo dos anos também é percebido afinamento progressivo dos fios dando ao couro cabeludo um aspecto mais rarefeito. Muitos pacientes também notam aumento da queda capilar, percebendo maior número de fios no travesseiro, ao pentear o cabelo e durante o banho.

🔎 A tricoscopia do couro cabeludo, exame realizado pelo dermatologista durante a consulta, é capaz de diagnosticar casos iniciais de calvície mesmo antes do paciente perceber essa perda capilar.

▫️ A queda de cabelo é a perda diária maior que 150 fios e geralmente está relacionada a fatores como estresse, ansiedade, emagrecimento excessivo, desnutrição, problemas na tireoide, anemia, entre outros.

▫️ Já a calvície é relacionada à rarefação dos fios. Esses fios vão ficando finos e o paciente vai notando o couro cabeludo mais evidente com o passar do tempo. Nesse caso, está bastante relacionado a uma predisposição genética, principalmente materna. E aí sim podemos falar em calvície.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *